Embaixada da China premia alunos da Chinbra
O Conselheiro  da Embaixada da China no Brasil entregou certificados e prêmios aos alunos da Chinbra.
Noticiário:  Jornal Chinês para a América do Sul – 14 de outubro de 2009
http://www.nmqb.com.cn/show.aspx?id=15534&cid=7 (chinês)
http://www.fmprc.gov.cn/chn/gxh/tyb/zwbd/t620685.htm (chinês)




Jornal chinês para América do Sul / Site chineses do Brasil:
Para comemorar o
60 º aniversário da fundação da China, na noite do dia 13 de outubro, a Escola Chinbra – Centro de Língua e Cultura Chinesa organizou uma palestra sobre a escrita chinesa e também a cerimônia de premiação do concurso de conhecimentos e cultura da China. 50 alunos brasileiros da escola participaram da cerimônia e da palestra.

 

O concurso é organizado pela embaixada chinesa no Brasil e pela escola Chinbra - Centro de Língua e Cultura Chinesa, com apoio e colaboração do Centro Cultural Asiático em São Paulo. Segundo a Sra. Liang, responsável pelas atividades deste concurso e vice-diretora da escola, ela disse: "A Organização do concurso de conhecimentos e Cultura da China é destinado para os alunos brasileiros, e pela primeira vez a Chinbra organiza este tipo de evento, embora o tempo de inscrição foi de apenas duas semanas, ainda sim tivemos mais de 50 alunos inscritos, isso demonstra o grande interesse dos alunos Brasileiros ". A prova foi realizada no dia 25 de setembro, após a feroz rivalidade, e uma seleção rigorosa, a aluna Anne Quezado recebeu o primeiro lugar, Camila Martins e Kioshi Shimizu receberam o segundo lugar, Reginaldo Alves, Ricardo Pereira, Rosana Harada, receberam o terceiro lugar, e Jaqueline Castro, Francisca Suriano ficaram também em terceiro. O Sr. Shu Jian ping, conselheiro  de cultura da Embaixada da China no Brasil, o  diretor Sr. Qi Yaobin e a vice-diretora da Escola Chinbra Sra. Liang Yan entregaram certificados e prêmios aos alunos dos primeiros, segundos e terceiros lugares e tiraram fotos com eles como preciosa recordação.


Durante a cerimônia de premiação, o Sr. Qi Yaobin, agradeceu primeiramente à secretaria de cultura da Embaixada chinesa no Brasil, pelo seu forte apoio dada às atividades de ensino da escola, e também agradece ao Centro Cultural Asiático pelo apoio dado a este evento e fez uma breve descrição da preparação das questões de conhecimento da prova, das inscrições, normas, os critérios e o processo de seleção.


As questões do concurso abrangeram política, economia, história, geografia, recursos naturais, religião, cultura, costumes e conteúdo relacionado com relação bilateral Brasil e China. Na elaboração da prova, foram levados em consideração as questões que são importantes e que ao mesmo tempo refletem todos os aspectos da cultura chinesa. O diretor da Chinbra, Sr. Qi disse que desde a fundação da escola, sempre colocou a difusão e promoção da cultura chinesa como foco do trabalho, e inserir isto através de todo o trabalho educativo. A Chinbra foi repetidamente convidada pelas mídias, universidades e grandes empresas para fazer diversas palestras culturais. Através destas palestras não só inspirou o interesse dos brasileiros pela cultura chinesa, a aprofundar a sua compreensão sobre a China, como também reforçou a amizade entre os dois povos, e o mais importante é que isto pode eliminar alguns dos preconceitos equívocados dos brasileiros sobre a China.

Sr. Conselheiro Shu Jianping em seu discurso, disse que a organização desta atividade foi boa, a escola têm tido muito sucesso e agradeceu a Chinbra pelo esforço na promoção de intercâmbio cultural entre Brasil e China. A aluna  Anne que recebeu o primeiro lugar do concurso falou em chinês sobre a sua experiência, e ela disse emocionada: "É uma honra receber o primeiro lugar, eu gosto muito da cultura chinesa, e também gosto muito de estudar na Chinbra, espero poder ir para a China no ano que vem para aprofundar nos estudos.".

Posteriormente, Sr. Conselheiro Shu palestrou em português para os alunos sobre "A Origem e Evolução dos caracteres chineses". Na palestra contou sobre a história da evolução da escrita chinesa, tipos de escrita e culturas relacionadas. Ele usou imagens vívidas e linguagem espirituosa para demonstrar aos estudantes brasileiros o encanto da escrita chinesa, os alunos foram atraídos profundamente pela conotação da língua e cultura chinesa, e o bom humor do Conselheiro Shu nas suas explicações atraiu muitas vezes aplausos entusiasmados dos alunos. Ao mesmo tempo, Conselheiro Shu também apresentou alguns aspectos de intercâmbio cultural entre Brasil e China, e também explicou detalhadamente sobre as bolsas de estudo para estudantes brasileiros que é de muito interesse dos alunos. Após a palestra os alunos acharam muito interessante e muito importante. Através deste evento, cresceu e solidificou a confiança e a determinação dos alunos na aprendizagem de língua e cultura chinesa, e também trouxe a diversão no aprendizado dos alunos.

 

Links:

http://www.fmprc.gov.cn/chn/gxh/tyb/zwbd/t620685.htm

http://www.bxqw.com/news/2009/1015/2/7529.shtml

http://hwjyw.com/info/news/200910/t20091015_32664.shtml

http://world.jyb.cn/gjsx/200910/t20091015_316735.html

http://www.chinanews.com.cn/hwjy/news/2009/10-15/1911654.shtml

http://www.tetew.com/category/100002/2009/10/16/2009-10-16_250362_100002.shtml

 
03/05/2009 17:01

Nesta area aparece o conteudo da sua pagina


Preencha os campos abaixo e indique a um amigo:
Seu Nome:
E-mail do seu amigo:
 

       
© 2005-2008 Chinbra
Copyright(c) Chinbra todos os direitos reservados
Chinbra Centro de Língua e Cultura Chinesa