Dr. Alexandre Qi convidado pela Prefeitura de SP


Prof. Dr. Alexandre Qi indicado pelo Cônsul-Geral da China e convidado pela Prefeitura de SP:

 


A Prefeitura da cidade de São Paulo comemora o Dia do Servidor Público

O Cônsul-Geral Sun e os especialistas em cultura chinesa comparecem no evento
Noticiário: Jornal Chinês para a América do Sul – 02 de novembro de 2012


A Prefeitura de São Paulo comemora o Dia do Servidor Público (dia 28) na sua sede durante dois dias seguidos. Desta vez, o tema foi “São Paulo no ano do dragão”. A programação durante os dois dias foi repleta de atividades e dentre elas, a que mais atraiu a atenção do público foram os tópicos relacionados à cultura chinesa.

Várias autoridades do governo e aproximadamente 200 funcionários públicos compareceram neste evento. Às 10:30 do dia 25, a apresentadora Eliany Penteado (Coordenadora de Departamento Pessoal) anuncia o início da celebração. O representante do Secretário do Governo Municipal Nelson Hervey Costa, o Secretário Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão de São Paulo Rubens Chammas e o Secretário Adjunto de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo Guilherme Mattar discursam também em seguida. O Cônsul-Geral da República Popular da China no Brasil Sun Rong-Mao foi o convidado especial a dar um pronunciamento nessa cerimônia de abertura.

Sun Rong-Mao, em nome do Consulado-Geral, agradece primeiro a prefeitura de São Paulo, e dá os seus sinceros parabéns para o evento. Ele diz: "Este ano é é o ano do dragão. A prefeitura propositalmente ao adotar o tema São Paulo no ano do dragão, emite um significado muito especial. Isto claramente mostra a importância que a prefeitura de São Paulo atribui para a Cultura Chinesa." Brevemente fala sobre a situação do investimento, economia, tecnologia, educação, cultura e outros fatores que trazem benefícios mútuos no campo de intercâmbio tanto do Brasil quanto da China. Ainda, ele reitera a sua posição política em relação a questão das Ilhas Diaoyu: "As Ilhas Diaoyu fazem parte do território sagrado da China desde os tempos antigos. O espírito de defesa da soberania do Governo Chinês será firme e inabalável. É com confiança, capacidade e determinação que será defendida a integridade territorial da China."

Nesta comemoração de Dia do Servidor Público, o Cônsul-Geral Sun Rong-Mao faz uma recomendação da Palestra sobre a Cultura Chinesa proferida pelo Prof. Dr. Qi Yaobin (do Centro de Língua e Cultura Chinesa – CHINBRA) para o público do evento. Ele comenta: “O Prof. Dr. Alexandre Qi  sempre focou no ensino da língua chinesa (curso de mandarim) e a propagação da cultura chinesa, esse grande acúmulo de experiência já foi reconhecido por vários setores da sociedade brasileira. Acredito que depois do evento, cada um conhecerá mais ainda sobre a China, e terá uma compreensão mais abrangente sobre a relação sino-brasileira.” A palestra do Prof. Dr. Alexandre Qi girou em torno da história, filosofia, fengshui e outros aspectos da cultura chinesa, o humor e a sua análise ecoou um resultado bem positivo da platéia. A apresentadora Eliany Penteado inclusive convida o professor Qi para dar outra palestra temática. O representante do Secretário do Governo Municipal Nelson Hervey Costa elogia o professor pessoalmente pelo conhecimento que ele possui, e também elogia a palestra por ter sido tão bem dissecada e profunda.



 

 
03/05/2009 17:01

Nesta area aparece o conteudo da sua pagina


Preencha os campos abaixo e indique a um amigo:
Seu Nome:
E-mail do seu amigo:
 

       
© 2005-2008 Chinbra
Copyright(c) Chinbra todos os direitos reservados
Chinbra Centro de Língua e Cultura Chinesa